Secretaria da Cultura

Fundação Casa das Artes



A Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves foi criada pela Lei n. 1399 de 29 de dezembro de 1986 com a finalidade de formular e executar a política cultural do município, promovendo o aprimoramento de manifestações artístico-culturais. Atualmente, tem como presidente o Senhor Evandro Vinícius Manes Soares, nomeado pelo prefeito municipal de Bento Gonçalves.
 
A sede possui quatro mil metros quadrados de área dispostos em quatro andares com disponibilidade para oficinas, bem como, espaços para a realização de exposições artísticas e eventos, setor administrativo e departamento cultural.

As oficinas da Fundação Casa das Artes cumprem um de seus maiores objetivos, previstos na sua lei de criação, que é o de fomentar e promover ações de formação artística para pessoas que queiram desenvolver suas aptidões, dando acesso às artes para as pessoas que se interessarem. A produção de cultura está ligada essencialmente à prática, à vivência, ao produto das relações sociais e ao seu reflexo enquanto manifestação de uma visão de mundo. Por isso, a entidade oferece anualmente oficinas de artes visuais, música, dança, fotografia e teatro.

O Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold, espaço central e de maior capacidade da Casa, possui capacidade de 450 lugares e foi inaugurado no dia 28 de novembro de 2009. Ele recebeu esse nome em homenagem à carreira que Ivo Antônio Da Rold dedicou à vida pública e, em especial, ao desenvolvimento da cultura no município. O palco tem 9 m de comprimento por 6 m de largura.



A Sala Pública de Cinema foi inaugurada no dia 25 de outubro de 2011. O espaço foi adequado para receber confortavelmente 130 pessoas proporcionando sessões de cinema com qualidade de imagem e som. Tipos de eventos a serem realizados no local: ciclos de cinema, palestras, conferências, apresentações musicais, entre outros.
Equipamento de áudio e vídeo:
- 3 amplificadores MAX 710x;
- um aparelho que lê Blu-Ray, DVD e arquivos (analógico/estéreo);
- entrada USB;
- controle de volumes com entrada para headphones;
- refrigerador;
- condicionador de rede (mede a voltagem do sistema padrão);
- 12 caixas de som aéreas;
- 1 caixa de som subgrave que fica em cima do palco;
- tela aérea acionada por controle remoto.



Já os Auditórios I e II têm capacidade para 30 e 250 pessoas, respectivamente. O Auditório II possui um palco de 11 metros de largura por 5 metros de altura.

                                       
                                                                                      Auditório I

                                       
                                                                                         Auditório II

                                       
                                                                                   Palco do Auditório II

A Galeria de Artes é constituída por 16 módulos móveis que são utilizadas para exposições artísticas. 

                                        

Conforme Lei Municipal de 5.014 de 10 de agosto de 2010, foi denominada o Salão Nobre Anastácio Dietrich Orlikwoski a sala de exposições de artes plásticas da Fundação Casa das Artes. Anastácio nasceu em Porto Alegre, em 1924. Formou-se em Artes Plásticas pela UFRGS em 1946, especializou-se em modelagem, desenho da figura humana do natural, gravuras, desenho, pintura, entalhe e escultura. Os trabalhos de Orlikowski fazem parte de coleções no Brasil e no exterior. Ele foi professor de desenho e aquarela na Fundação Casa das Artes e muitos artistas, hoje, têm formação com as técnicas do pintor. Sua contribuição à arte de Bento Gonçalves está marcada, além das pinturas, pelo amor que ele tem pela cidade e seu povo.

                                       

A Fundação é constituída pela Biblioteca Pública Castro Alves, o Museu do Imigrante e o Núcleo Central, o qual concentra as atividades administrativas e abriga o núcleo de Artes e Oficinas. Horário de funcionamento: 08h00min às 11h45min e das 13h30min às 17h45min.