A Biblioteca Pública Municipal Castro Alves, assim denominada em homenagem ao grande poeta nacional, foi criada através do Decreto-Lei nº16, de 20 de agosto de 1940, na gestão do Prefeito João Mário de Almeida .
A criação da biblioteca foi oficializada pela Lei Municipal n.º 508 de 30 de outubro de 1973, sendo prefeito na época o Sr. Darcy Pozza.
Em 1985, a Biblioteca passou a realizar, anualmente, a feira Municipal do livro, que foi instituída pela lei Municipal nº1279, de 19 de novembro de 1984.
Em 1987, a Biblioteca passou a pertencer à Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves, sendo denominada de Biblioteca Pública Castro Alves.
Para atender o seu público-alvo, a comunidade em geral, a Biblioteca conta com um acervo de 33.0000 livros.
Possui, também, um Telecentro equipado com computadores e acesso gratuito à internet, Hemeroteca que reúne o acervo de jornais publicados no município, além de uma Biblioteca Infantil, onde acontecem oficinas e sessões de contações de histórias.
Desenvolve diferentes projetos de incentivo e fomento à leitura, procurando atingir seus diferentes públicos, alguns deles: O projeto “Balaio da Saúde Literária”, “Protagonistas da Palavra” (para adolescentes), “Leitura em Movimento (troca-troca de livros) e conta também com um convênio Federal “Pontos de Leitura”, parceria com o MinC.
Para associar-se a Biblioteca Pública e retirar livros você precisa de: Documento de identidade; comprovante de endereço atualizado (conta de água, luz ou telefone) e uma taxa anual de R$ 15,00.
Atualmente, a sede da Biblioteca Pública Castro Alves está localizada na Rua Barão do Rio Branco, 123, no Centro de Bento Gonçalves.
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira (das 7h30min às 13h30min até 19 de fevereiro de 2017).
Após, retorna ao horário normal:
Segunda a sexta-feira: 8h às 18h
Sábados: 9h às 12h