Secretaria da Cultura
Voltar

35ª FEIRA DO LIVRO TRAZ O LANÇAMENTO “UM SÉCULO ALVIAZUL”

Nesta quinta-feira, 15 de outubro, a agenda da 35ª Feira do Livro de Bento Gonçalves inicia às 9h com o Projeto Encontro com o Escritor que recebe Luiz Ruffato, autor de modernos clássicos da Literatura Brasileira como "Eles eram muito cavalos" e "Inferno provisório", centrado na história do operariado brasileiro de 1950 a 2002.  

 

Também no mesmo projeto, mas às 9h15, é a vez da escritora e ilustradora Ana Terra. Natural de Porto Alegre, Ana ilustrou treze livros entre eles "ABC do Millôr" (Editora Nova Fronteira), "Sete Histórias para Contar", de Adriana Falcão (Editora Salamandra), o qual recebeu o Selo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, entre outros. Como escritora publicou títulos como "E o dente ainda doía", "Pra saber voar", "O P do pato" e "Por um fio".    

 

Às 18h30 ocorre o lançamento de "Um século alviazul", escrito pelo homenageado da 35ª Feira do Livro, Alceu Salvi Souto, em parceria com Fabiano Mazzotti. O livro aborda os 100 anos do Clube Esportivo de 1919 a 2019.  Alceu Salvi Souto é radialista e autor do primeiro livro sobre o Clube Esportivo intitulado "Clube Esportivo de Bento Gonçalves - O alviazul da Capital Brasileira do Vinho", de 1996. Também é autor de "Rádio Viva - Uma história de 50 anos", publicado em 1997.

 

Fabiano Mazzotti é jornalista, fotógrafo e escritor. Publicou as obras "Bento Gonçalves em Foto Poesia" (2010), com poesias de Pedro Júnior da Fontoura; "Amém Bento Gonçalves - Igrejas e Capelas desta Terra" (2012), sendo os textos coassinados pelo padre Izidoro Bigolin; "Amazônia - Estradas d'Água" (2013), com textos poéticos assinados por Marli Tasca Marangoni. Em 2016 traz à lume a vida de "Aristides Bertuol - O piloto da carretera nº 4", em parceria com Gilberto Mejolaro; em 2018 "O livro do Capitel", onde divide a autoria com as professoras Carmelina Ferrari, Leonides Ferrari, Loiva Carraro, Nelcy Ballista e Sueli Ferrari. Editou o livro "Almanaque do Esportivo", em 2020, escrito por Gustavo Côrtes, onde reúne informação de todos os jogos do alviazul sobre os quais existem registros escritos, totalizando 2.691 fichas técnicas.  

 

Às 19h, a animadora da 35ª Feira do Livro, Bárbara Camargo, traz seus Toques Bárbaros onde apresenta as livrarias presentes nesta edição, além de dicas sobre livros. Desta vez ela visita a APP, de Bento Gonçalves.  

 

Já às 19h30 o escritor Guilherme Krema realiza uma bate-papo com os escritores participantes Emanuelle Da Silva, Isamel Sebben e Robert Melo sobre o tema "A jornada de descoberta do escritor contemporâneo". Krema vai debater assuntos como a introdução da leitura na vida de cada um, como foi a descoberta da escrita, seus hábitos de escrita, a influência de outras mídias, entre outros.  

 

E a agenda finaliza com o quadro Música na Feira que recebe a dupla Shania e Wellington. Dupla de jovens músicos que toca frequentemente nos saraus da Dom Quixote Livraria & Cafeteria. Eles tem várias músicas autorais e normalmente se apresentam com voz e violão.    

 

DIA 15/10 - QUINTA-FEIRA  

9h - Projeto Encontro com o escritor: Luiz Ruffato. Público-alvo: Escolas  

9h15min - Projeto Encontro com o escritor: Ana Terra. Público-alvo: Escolas  

14h15min - Projeto Encontro com o escritor: Ana Terra. Público-alvo: Escolas  

18h30min - Lançamento de livro: "Um século alviazul (livro dos 100 anos do Clube Esportivo)", dos escritores Alceu Salvi Souto e Fabiano Mazzotti, mediado pelo escritor Dan Poletti  

19h - Toques Bárbaros: Feira na Livraria  

19h30min - Bate-papo "A jornada de descoberta do escritor contemporâneo", mediado pelo escritor Guilherme Krema. Escritores participantes: Emanuelle da Silva, Ismael Sebben e Robert Melo  

20h30min - Música na Feira: Shania e Wellington

 

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fonte: bentogoncalves.rs.gov.br

Tags Relacionadas:

noticias