Programação da Semana da Cultura e da Arte Italiana conta com lives sobre Patrimônio Histórico Material e Imaterial

Neste sábado, 22 de maio, a programação da 7ª Semana da Cultura e da Arte Italiana conta com duas atrações que envolvem os temas do Patrimônio Histórico Material e Imaterial. As lives serão transmitidas pela rede social Facebook do evento.

Às 14h, Jorge Luís Stocker Jr e Cristiane Bertoco debatem “Inventários e Itinerários”. Stcoker Jr é Arquiteto e Urbanista, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS e idealizador do projeto O Campanário. Ele estudou a paisagem cultural da antiga Colônia alemã de São Leopoldo, e ministrou recentemente o curso Inventários na Prática.

De acordo com Cristiane, “a ideia é refletir sobre os Inventários e os Itinerários Culturais entre as Colônias alemãs e italianas fazendo uma relação com o projeto Laços Patrimoniais: Construindo um Inventário Colaborativo para Bento Gonçavles e os itinerários de imigração que passavam pelas colônias”.

E às 20h, terá a live E-book da Polenta, apresentado por Sandro Giordani. A polenta tem origem na região norte da Itália. Constituía a base alimentar (o prato mais consumido) da população e dos legionários romanos. A polenta de milho tornou-se o principal prato nas regiões de Veneza e Friuli, onde passou a substituir o pão (feito com trigo) e o macarrão.

O E-book da Polenta conta com algumas receitas de polenta e molhos. Ensina como fazer a tradicional polenta mole, mais consistente e a brustolada. O e-book será distribuido aos que se inscreverem para o Slow Bike no domingo de manhã no Vale dos Vinhedos e posteriormente na próxima segunda-feira será colocado um link no Facebook do evento para abaixar gratuitamente.

A 7ª Semana da Cultura e da Arte Italiana é uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e do Circolo Trentino di Bento Gonçalves, da Fundação Casa das Artes, Museu do Imigrante, Biblioteca Pública Castro Alves, Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos, ANEA – Brasil, Família Trentina Santo Antão, Caminhos de Faria Lemos, Aprovale, Associação Caminhos de Pedra, Fenavinho e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH).

Arte: Divulgação/SECULT/7ª Semana da Cultura e da Arte Italiana