Secretaria da Cultura
Voltar

SECRETARIA DA CULTURA LANÇA PROJETO ‘QUARTAS CULTURAIS’

Vivências entre a história e a arte. Essa é a proposta que as Quartas Culturais trazem para a comunidade escolar: uma imersão lúdica e agradável por meio de um programa que irá abordar os laços de pertencimento das pessoas com a cidade. A atividade será oferecida em uma quarta-feira de cada mês, com agendamento prévio das escolas interessadas, podendo ser na parte da manhã, das 8h às 11h30, ou na parte da tarde, das 13h30 às 17h30. O primeiro encontro será no dia 14 de março.

Dividida em três partes, a ação será iniciada com a visita mediada no Museu do Imigrante, sendo essa, organizada em dois momentos: na primeira, aborda-se o Museu como instituição, e após sobre o discurso expográfico (visitas pelas salas do Museu), problematizando a construção de uma determinada memória e identidade da cidade, ligada à cultura dos imigrantes italianos. O segundo momento acontecerá na Fundação Casa das Artes, através de visitação de suas salas, onde os alunos conhecerão a instituição e a exposição presente naquele dia. Por fim, os estudantes serão convidados a assistir um filme que aborde algum aspecto dos conceitos presentes nas mediações, ou outra temática que esteja sendo debatida em sala de aula. A escolha do filme será realizada entre professores, estudantes e equipe da Fundação Casa das artes, através da lista de filmes disponíveis pelo Fecomércio RS - Sesc.

Segundo o presidente da Fundação Casa das Artes e secretário da Cultura, Evandro Soares, “esse projeto visa à educação patrimonial e artística, pois o município é um organismo vivo e plural, e seu processo histórico e estético precisa ser compreendido pelas novas gerações. Dessa forma, com esse projeto, podemos contribuir na formação do cidadão”.

Seguem as datas para agendamento das Quartas Culturais: 14/03, 09 ou 23 ou 30/5, 20/06, 29/08, 19/09, 10/10 e 14/11. Para mais informações, entre em contato com a Fundação Casa das Artes: (54) 3454-5211.

 

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/SECULT

Fonte: bentogoncalves.rs.gov.br

Tags Relacionadas:

noticias