Secretaria da Cultura
Voltar

PATRONA DA FEIRA DO LIVRO PARTICIPA DO PROJETO ENCONTRO COM ESCRITOR

Nesta sexta-feira, 16, a agenda da 35ª Feira do Livro inicia às 9h, com o Projeto Encontro com o Escritor que recebe a patrona Letícia Wierzchowski. As atividades seguem às 9h15, com o escritor e jornalista Luís Dill. Dill estreou na literatura em 1990 com a publicação do livro juvenil policial "A caverna dos diamantes". De lá para cá publicou mais de 40 títulos nos gêneros conto, romance, miniconto, novela, para todas as idades. "Destino Sombrio" recebeu o Selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Seus últimos títulos lançados foram "80 Degraus", publicado pela Editora Palavra em 2018 e finalista do Prêmio Jabuti, e "100 mil seguidores", em 2019, pela Editora Casa.  

 

Às 17h, a animadora da Feira, Bárbara Camargo, traz seus Toques Bárbaros onde apresenta as livrarias presentes desta edição, além de dicas sobre livros. Desta vez, ela visita A Do Arco Da Velha, de Caxias do Sul.  

 

Mediado pelo escritor Dan Poletti, às 17h30, ocorre o lançamento do livro "Fronteira eterna e outros contos imaginados" (Editora Penalux), de Dantas Guerra, pseudônimo do bento-gonçalvense Guilherme Furlan, que também integra a coletânea "Nem tudo foi dito", do projeto Contantes, o qual recebeu homenagem da organização do evento. Os contos, de diferentes gêneros, foram escritos durante sua estadia em Portugal no período de 2016 a 2018."É desafiador. Nunca se sabe qual será a reação do público. Mas o retorno está sendo positivo. Estou me surpreendendo. Fico muito feliz com esse reconhecimento, pois o escritor se completa com o leitor", destaca.

 

Às 18h, será transmitida o quadro "Múltiplos olhares à interpretação literária", com os alunos de graduação do curso de Letras do IFRS. Na ocasião, eles debatem suas pesquisas referentes sobre literatura e gênero, feminismo, direito, numerologia, entre outros assuntos.  

 

Finalizando a programação, às 19h30, ocorre a palestra com o diretor do Instituto Quindim, Volnei Canônica, com o tema "Como construir uma biblioteca de leitores". Mediado pela bibliotecária e co-proprietária da Dom Quixote Livraria & Cafeteria, Eunice Pigozzo. Volnei Canônica é formado em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização em Literatura Infantil e Juvenil também pela Universidade, e especialização em Literatura, Arte do Pensamento Contemporâneo pela PUC-RJ. É Presidente do Instituto de Leitura Quindim, Diretor do Clube de Leitura Quindim e ex-diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, do Ministério da Cultura. Lançou recentemente o livro para a infância "Tanta chuva no céu", pela Editora do Brasil.  

 

A 35ª Feira do Livro é realizada através da Lei de Incentivo à Cultura, pela Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretarias de Cultura e Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves e Sistema Fecomércio-RS/Sesc-BG. Conta com o apoio da Vem Delivery, Hotel Vinocap e Curso de Design da Universidade de Caxias do Sul e tem o patrocínio da Sulgás (Viva com essa energia), Anderle Transportes, Caixa Econômica Federal (O Banco de todos os Brasileiros), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal (Pátria Amada Brasil).     

 

DIA 16/10 - SEXTA-FEIRA  

9h - Projeto Encontro com o escritor: Patrona Letícia Wierzchowski. Público-alvo: Escolas  

9h15min - Projeto Encontro com o escritor: Luís Dill. Público-alvo: Escolas  

10h30min - Projeto Encontro com o escritor: Luís Dill. Público-alvo: Escolas  

14h - Projeto Encontro com o escritor: Patrona Letícia Wierzchowski. Público-alvo: Escolas  

17h - Toques Bárbaros: Feira na Livraria  

17h30min - Lançamento de livro: "Fronteira eterna e outros contos imaginados", do escritor Guilherme Furlan, mediado pelo escritor Dan Poletti  

18h - Múltiplos olhares à interpretação literária, com participação dos alunos do IFRS - Campus Bento Gonçalves  

19h30min - Palestra: "Como construir uma biblioteca de leitores", com Volnei Canônica, mediada pela bibliotecária Eunice Pigozzo    

 

Acompanhe a programação nos canais:

35ª Feira do Livro de Bento Gonçalves:

https://www.youtube.com/c/feiradolivrobentogoncalvesrs 

https://www.facebook.com/feiradolivrobg              

 

Cultura Bento

https://www.youtube.com/channel/UCbll9-D40b0DmuBjpXbhkuQ 

https://www.facebook.com/culturabentogoncalves          

 

Acesse a plataforma comercial da 35ª Feira do Livro: https://vemdelivery.com.br       

 

Site da 35ª Feira do Livro: http://www.feiradolivrobento.com            

 

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fonte: bentogoncalves.rs.gov.br

Tags Relacionadas:

noticias