Secretaria da Cultura
Voltar

MUSEU DO IMIGRANTE RECEBE EXPOSIÇÃO “LINHAS DO TEMPO”

A partir do dia 15 de julho, o Museu do Imigrante sedia a exposição “Linhas do Tempo”. A mostra celebra a profissão do artesão e dos trabalhos manuais, abrangendo como o artesanato está intrinsecamente ligado ao ser humano. O artesão está ligado ao que produz, assim como os objetos que utiliza estão ligados a um período histórico. Agulhas, linhas, máquinas de costura tiveram formatos e funções diferentes com o passar dos anos.

A primeira imagem que se tem da prática da costura é à rotina feminina, sendo a mulher responsável por costurar as roupas das pessoas da casa e também do seu enxoval. As autoras do livro “Mulheres do Interior” (2013) Fernanda Tomasi e Marciele Bertoldi Scarton salientam que “em colônias de imigração italiana, por exemplo, para as mulheres, fazer o enxoval era a prova de que poderia casar e que sabia costurar”.

A Exposição Linhas do Tempo tem o objetivo de valorizar estes conhecimentos tradicionais, além de propiciar momentos de reflexão sobre o papel do fazer manual e as transformações que as máquinas trouxeram para este processo. A expografia, elaborada com objetos e ambientação ligada à memória do artesanal e da mulher, traz objetos que fazem referência a diversos períodos históricos e convida o visitante a pensar sobre o fazer manual nas “Linhas do Tempo” presentes na mostra.

A exposição será aberta ao público no dia 15 de julho e segue até o dia 15 de agosto. Agendamento e mais informações pelo e-mail museudoimigrante@bentogoncalves.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3451-1773

 

OFICINA LINHAS DO TEMPO – MUSEU DO IMIGRANTE

A oficina Linhas do Tempo tem o objetivo de valorizar conhecimentos tradicionais e propiciar momentos de conversa e reflexão sobre o papel do artesanato no mundo contemporâneo. O curso será ofertado em quatro módulos, que abordarão diferentes aspectos do fazer artesanal. Todos os módulos serão ofertados no Museu do Imigrante e são destinados ao público em geral, mediante inscrição. O participante pode optar por participar de todos os módulos, ou os que desejarem. As inscrições são gratuitas, porém os materiais deverão ser adquiridos por cada aluno. Após inscrição, solicite a lista de materiais pelo telefone 54 34511773 ou pelo email museudoimigrante@bentogoncalves.rs.gov.br

 

MÓDULO I - CURSO DE TRICÔ – 17/07/2019 – 18h45min – 21h00min

Nível Iniciante

Professora Leni Pavoni

Materiais necessários: Agulhas de tricô, novelo de lã, papel, caneta e tesoura.

 

MÓDULO II – BORDADO PARA INCIANTES – 24/07/2019 – 18h45min – 21h00min

Nível Iniciante

Professora Edy Maria Ferrari Fleck

Materiais necessários: Bastidor, agulha, pedaço de 20x20 cm de algodão cru, linhas de bordado de cores variadas, papel carbono, tesoura.

 

MÓDULO III – CURSO DE BONECAS TRADICIONAIS AFRICANAS ABAYOMI – 31/07/2019 – 18h45min – 21h00min

Nível Iniciante

Professora Zilda Marques da Silva Núncio

Materiais necessários: retalhos de tecido, tesoura.

MÓDULO IV – CURSO DE FELTRO BÁSICO – 07/08/2019 – 18h45min – 21h00min

Nível Iniciante

Professora Angela Maria Marini

Materiais necessários: feltros de cores diversas, linha de costura, agulha, tesoura, caneta.

 

Serviço:

O que: Abertura da exposição - Linhas do Tempo

Onde: Museu do Imigrante - R. Herny Hugo Dreher, 127 - Planalto, Bento Gonçalves - RS

Quando: 15/07 às 19h00

Período de visitação: 15/07 a 15/08/2019

Entrada gratuita

Fonte: bentogoncalves.rs.gov.br

Tags Relacionadas:

noticias