Secretaria da Cultura
Voltar

FÓRUNS SETORIAIS DE CULTURA APRESENTAM RELATÓRIO DE DEMANDAS DAS ÁREAS

Ampliar o diálogo e possibilitar a troca de idéias entre os diversos agentes culturais foi a tônica dos Fóruns Setoriais de Cultura, que ocorreu no último sábado, na Fundação Casa das Artes, que reuniu um público de 70 pessoas dos mais diversos segmentos culturais.

Na ocasião, os trabalhos iniciaram com uma palestra sobre “Identidade e impacto cultural” que através do palestrante Marco Aurélio, presidente do Conselho Estadual de Cultura, abordou, de forma geral, a relação do ser humano com a Cultura e como ela reflete nos diversos setores da sociedade, como cidadania, produção simbólica e economia criativa. Após, os presentes se reuniram por segmento cultural, para debater sobre as prioridades, metas e demandas de cada área, retornando ao final, para socializar com o grande grupo.

O segmento da Dança ressaltou a necessidade de descentralizar e ir ao encontro das pessoas nos bairros e comunidades do interior. Como sugestão, apresentou a possibilidade de se oferecer oficinas que possam despertar o interesse pela área, bem como, disponibilizar cursos profissionalizantes. Também foi apontada a necessidade de equipar o Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold com luz e som.

O setor das Artes Visuais sugeriu ações que auxiliem na promoção de um Salão de Artes em nível internacional, com a possibilidade de integrar e de receber mostras de fora da região e até do exterior e a criação de um Projeto de Lei que disponha sobre a colocação de obras em edificações.

Já o segmento do Patrimônio Cultural e o de Folclore, Culturas Populares, Tradicionais e Etnias debateram ações de preservação e difusão das manifestações e expressões populares no município, nas escolas e a realização de apresentações artísticas para a comunidade.

O evento foi de grande valia para reciclar pensamentos e apresentar ideias para fomentar o setor cultural, iniciando o ano de 2019 com esse momento peculiar para debates, reflexões, propostas e avaliações, com vistas a pontuar potencialidades e dificuldades do setor, traçando perspectivas de dias melhores para a cultura bento-gonçalvense.

Assessoria de Comunicação Social

Fonte: bentogoncalves.rs.gov.br

Tags Relacionadas:

noticias