Fundo Municipal de Cultura passa a ter CNPJ e conta bancária

O Fundo Municipal de Cultura passa a partir de 2021 a ser constituído por CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e conta bancária específica para a gestão dos recursos. Este é um avanço que a Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretária Municipal de Cultura, dá no sentido de atender as orientações do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal, assim como demanda dos agentes culturais do município.
De acordo com o Secretário Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares, este passo administrativo é muito importante pois irá facilitar os repasses de recursos na modalidade "fundo a fundo" do âmbito estadual e federal para o municipal e, sobretudo, permitir maior transparência na utilização dos recursos que financiam os projetos culturais, que são contemplados através dos editais de seleção pública anualmente. O Fundo Municipal de Cultura é um dos principais mecanismos de fomento a projetos culturais em Bento Gonçalves tendo financiado cerca de 190 projetos desde 2013, com um investimento direto de quase R$ 5 milhões.