Secretaria da Cultura
Voltar

FESTEJOS FARROUPILHAS SÃO ABERTOS NO MUNICÍPIO

Foi realizada neste domingo, 13, a abertura oficial dos Festejos Farroupilha online 2020. Devido às medidas sanitárias em relação à propagação da pandemia do Coronavírus, as ações comemorativas ao Dia do Gaúcho migraram para o formato digital e contam com lives, que serão transmitidas ao vivo diretamente da ABCTG. A transmissão contou com chegada da chama crioula e show do tradicionalista Lisandro Amaral. 

 

O Presidente da ABCTG, Adiles Rodrigues de Freitas ressaltou o modelo diferenciado "com uma programação feita para podermos celebrar nossa cultura. Agradeço todos que estão nos acompanhando de todos os lugares do estado", disse. 

 

O Coordenador da 11ª Região Tradicionalista, Luiz Carlos Rigon falou sobre o o tema dos Festejos. "Gaúchos sem fronteira, homenageia todos aqueles que foram para outros locais, estados, países, ou Municípios e levaram a bombacha, a cuia e a cultura do povo gaúcho. O tema remete a todos que fazem a diferença, e no momento de uma pandemia se transformaram e fizeram com que a semana farroupilha acontecesse. Ivete, nossa homenageada, você é uma gaucha sem fronteira, pois fez a diferença para levar o tradicionalismo para todos cantos", disse. 

 

O Secretário de Cultura, Evandro Soares ressaltou que é um evento realizado, não da forma como gostariamos, mas de forma responsável com todas regras de proteção pelo momento que vivemos. Podemos também pensar que a comemoração online vai levar a mensagem do tradicionalismo a ultrapassar fronteiras e chegar a todos cantos do país e do mundo. Em especial preparamos atividades, com a intenção de manter valores, repassar ensinamentos, valorizar apresentações artisticas. Um festejo diferente, mas especial".

 

O Prefeito Guilherme Pasin participou de forma online e ressaltou a importância de mesmo em um momento tão difícil realizar a celebração da cultura gaúcha. "Estamos aprendendo lidar com esse novo momento, fiz questão de participar de forma online para que todos fiquem avontade. Participem em suas casas curtindo toda programação, que foi muito bem pensada e trabalhada. Parabéns aos tradicionalistas de Bento Gonçalves, que mantém a partir desse movimento cultural essa chama acesa no peito. Nossa história e tradição é o que forja o nosso ser. Tenham uma excelente semana", disse. 

 

Os Festejos Farroupilhas são uma realização da Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG) e da Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria da Cultura e apoio da Brigada Militar, 11ª Região Tradicionalista, Fecomércio-RS/SESC. O evento tem o patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan - Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Novas Façanhas.    

 

Gaúcha homenageada 

 
Neste ano a gaúcha homenageada é a tradicionalista Ivete Dalla Valle. Desde muito jovem apreciava música e frequentava bailes e festas junto com seus pais e familiares, onde aprendeu os passos de dança com o seu pai. De caráter plural, exerceu por 30 anos a profissão de bancária e a de professora em escolas particulares.


Iniciou sua participação no Movimento Tradicionalista depois de frequentar os bailes no CTG Laço Velho, onde foi convidada juntamente com sua irmã Iraci, a fazer um Curso de Danças Gaúchas de Salão. Após recebeu o convite para ingressar na Invernada Artística do CTG Laço Velho. Logo em seguida, Ivete passou a fazer parte da Patronagem (Diretoria) do CTG Laço Velho como Sota - Capataz (Secretária), Diretora Cultural e integrante do Departamento Campeiro, secretariando todos os Rodeios, na parte campeira. De lá para cá, Ivete participou de diversos eventos da área em cidades do Estado do Rio Grande do Sul e também fora do país como Uruguai. Na 11ª Região Tradicionalista atuou como Diretora do Departamento Cultural e Secretária por várias coordenadorias.

 

Em seu pronunciamento ela destacou que "ser a sexta pessoa e a segunda mulher a receber esta homenagem aumenta minha responsabilidade como tradicionalista. O trabalho está longe de terminar, embora neste momento não podemos compartilhar as danças, a cuia de chimarrão devemos repartir tarefas, pois há muito a se fazer. Pensemos na revolução de 1895 e o setembro de 2020, a luta que travamos contra a pandemia é desigual porque estamos perdendo amigos, familiares e conhecidos. Após a guerra o Rio Grande do Sul teve que se reerguer, e fizemos pois somos somos aguerridos, desteminos. Vamos nos apegar a valores que diferenciam o povo gaúcho, depois do inverno vem a primavera e com suas flores a certeza qeu vamos vencer", destacou. 

 

Confira a programação que será transmitida no facebook.com/abctgrs

 

14 de setembro

19h - Oficina do Chimarrão (com Álvaro Machado de Mesquita) 

Oficina da Culinária Campeira (com Adiles Rodrigues de Freitas) 

 

15 de setembro

19h - Oficina do churrasco e charque (com Eduardo de Freitas Corbelini) 

 

16 de setembro

15h - Encontro Literário com Escritor em Parceria com a Dom Quixote Livraria - Leia Cassol

19h - Encontro Literário com Escritor em Parceria com a Dom Quixote Livraria Paulo Roberto de Fraga Cirne

20h - Oficina de Danças Gaúchas de Salão (com Carla e Eduardo Menegotto) 

 

17 de setembro

19h - Oficina da Encilha (com Eduardo de Freitas Corbelini)

20h30 - Oficina da Declamação (com Neiton Bitencourt Peruffo) 

 

18 de setembro

19h - Oficina das Provas de Galpão (com Douglas Uillian Quadros Silva e Jonas)

20h - Cinema no Parque em parceria com o Sesc *Ingresso Antecipado Limitado - 1 kg de Alimento. 

 

19 de setembro

20h - Live com Grupo Tropilha Gaviona 

 

20 de setembro

14h Encerramento dos Festejos | Live com Ytamar Gomes e Grupo Estância

 

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Emanuele Nicola


Fonte: bentogoncalves.rs.gov.br

Tags Relacionadas:

noticias