Secretaria da Cultura
Voltar

6ª FESTA DA CUCCAGNA OCORRE NO DIA 22 DE FEVEREIRO, NO VALE DOS VINHEDOS

No dia 22 de fevereiro ocorre nas Videiras Carraro, no Vale dos Vinhedos, a partir das 16h, a 6ª Festa da Cuccagna. O evento conta Oficina de Jogo de Mora, degustação de uvas, colheita do salame nos parreirais, pisa das uvas, entrou outras atividades.

Na ocasião, também será contada a Lenda da Cuccagna, lugar fabuloso cheio de todas as coisas apreciáveis, conforme registros em literaturas da Idade Média e início da Era Moderna.

A partir do século XVI em vários cartazes e quadros começa a aparecer a “Árvore da Cuccagna” fornecido pelo bem de Deus, situada as portas do Paraiso e tendo-a como elemento central da cena. O povo dança ao redor, entre os ramos e o fruto da sorte, das coroas reais e instrumentos musicais as especialidades gastronômicas, tendo como o fruto não mais proibido de um Paraiso finalmente reconquistado.

Nas várias línguas o país assume vários nomes: na França se chama “Cocagne”; na Gran Bretanha “Cockaigne”, na Espanha “Cucaña”. Há séculos os italianos se referiam ao País da Cuccagna como Terra da Fortuna e hoje encontraram no Brasil a fartura em oposição a fome que passaram nossos antepassados.

A 6ª Festa da Cuccgana é uma realização do Circolo Trentino di Bento Gonçalves e Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos e conta com o apoio da Secretaria de Cultura.

Programação

16h - Oficina de Jogo da Mora

17 - Abertura com História da Cuccagna, degustação de uvas, colheita do salame nos parreirais, Pisa das Uvas,  Campeonato Arvore da Cuccagna, Cabo de Guerra, Filò com comidas típicas: Salame, copa, queijo, pão colonial, cuca, geleias, uvas, vinho e café.

Ingressos limitados disponíveis no site www.passeiosnovale.com.br, pelo e-mail circolotrentinobento@gmail.com – WhatsApp: (54) 9.9142.7711 e associados do Circolo Trentino di Bento Gonçalves.

 

Fonte: bentogoncalves.rs.gov.br

Tags Relacionadas:

noticias