CODIC REALIZA REUNIÃO, EM BENTO GONÇALVES, COM A SECRETÁRIA DA CULTURA DO RS

Sendo Bento Gonçalves a sétima cidade a receber interiorização da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, entre outras atividades, foi realizado no dia 5 de novembro a reunião do Conselho dos Dirigente de Cultura – CODIC – da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste –AMESNE, com a seguinte pauta: Atendimento do gabinete da Secretária de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul Beatriz Araújo.

Na ocasião, Beatriz ressaltou que as interiorizações estão sendo feitas para realizar a escuta dos municípios, buscando entender a realidade dos municípios e a divulgação das políticas públicas e questões que estão sendo tratadas pela Secretaria de Cultura de Estado.

Araujo destacou que está em tramitação na Assembleia Legislativa alterações na Lei de Incentivo à Cultura. No próximo ano, as empresas patrocinadoras passam a dar uma quantia muito menor do que é possível atualmente e, também, o recolhimento poderá ser baseado no ano anterior e não apenas em cada mês. Também a contrapartida de 25% vai passar a ser para 10%.

Outros assuntos como o setor de Economia Criativa da Sedac, os editais Mais Cultura/Biblioteca Viva RS e FAC Movimento foram abordados na reunião, bem como, as sugestões propostas pelos participantes.

Participaram da reunião Evandro Vinicius Manes Soares, Presidente do CODIC/AMESNE e Secretário de Cultura de Bento Gonçalves; Dayan Santarosa, Vice-Presidente do CODIC/AMESNE e Diretor-Presidente da Fundação de Cultura e Arte no município de Carlos Barbosa; Alvaro Manzoni, Secretário de Cultura e Turismo do Município de Monte Belo do Sul; Paulo Salvi, Secretário de Turismo e Cultura do Município de Garibaldi; Taíse Lacerda Carnevalli, Coordenadora Cultural do Município de Veranópolis; Simone Miotto, Secretária Municipal de Turismo, Cultura e Desporto de Vista Alegre do Prata; Ariane Luvizon Pontel, Secretária da Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer do Município de São Jorge; Marcelo Boff, Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Montauri; André Kryszczn, Chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul; Marcus Ribeiro, Solana Correa e Lisiane Pires, representantes do Movimento Negro Raízes de Bento Gonçalves.