“CINE CIÊNCIA” TEM PRÓXIMA SESSÃO NO DIA 12 DE JUNHO

Dando continuidade à programação do Cine Ciência, no próximo dia 12 ocorre, na Fundação Casa das Artes, a exibição do filme “As Leis da Termodinâmica”, às 14h. O evento tem o intuito de ampliar questões relacionadas ao curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Sob a coordenação do Professor Mestre em Física pela UFRGS Guilherme Cañete Vebber e pelos estudantes Gabriela Denardi Balzan, Victória Martins Sávio e Ulisses Boniek Marra Pereira, o projeto evidencia o filme como um meio de ensino multimídia que possibilita conduzir os trabalhos para uma percepção crítica dentro do processo de aprendizagem dos conteúdos abordados. Entendendo que o cinema, a partir da popularização das plataformas de streaming, é cada vez mais utilizado como forma de entretenimento, pensou-se: por que não aprender nos horários de lazer?

O evento cultural é aberto para a comunidade em geral e alunos de outras instituições de ensino participem das sessões, serão exibidos filmes e episódios de séries atuais. Posteriormente, será proposto um debate relacionando o científico com o exibido na tela e diferenciando o verídico da ficção.

O projeto Cine Ciência é uma parceria da Secretaria da Cultura juntamente com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. As sessões ocorrem na Fundação Casa das Artes conforme o calendário abaixo. Somente no dia 03 de julho a sessão ocorreu no Sesc.

Programação

12/06 – Filme “As Leis da Termodinâmica” – Sala Pública de Cinema da Fundação Casa das Artes – 13h30

Sinopse: Um físico usa as leis da termodinâmica para descrever o amor e os relacionamentos românticos. O problema é que sua vida amorosa contradiz toda a teoria.

Debatedoras: Professora Ma. Marlene Guevara dos Santos e Professora Dra. Francine Fioravanso Tramontina

25/06 – Filme “O Menino que Descobriu o Vento” – Sala Pública de Cinema da Fundação Casa das Artes – 08h

Sinopse: Inspirado por um livro de ciências, um garoto constrói uma turbina eólica para salvar seu vilarejo da fome. Baseado em uma história real.

Professor Me. Guilherme Cañete Vebber e Professor Dr. Fábio Luís Maciel

03/07 – Série “Explicando”, Episódio 13: “Tatuagens”, Temporada 1 – Sesc Bento Gonçalves – 13h30

Sinopse: Elas já foram usadas para impor respeito, castigar criminosos e simbolizar conquistas. Tatuadores comentam as origens das tradições e rituais com tatuagens.

Debatedora: Professora Pós-Graduada Amanda Silva da Costa

28/08 – Filme “Próxima Parada: Apocalipse” – Sala Pública de Cinema da Fundação Casa das Artes – 13h30

Sinopse: Quando uma misteriosa catástrofe transforma os Estados Unidos em uma zona de guerra, um homem decide cruzar o país com seu futuro sogro em busca da noiva grávida.

Debatedora: Professor Dr. Clódis de Oliveira Andrades Filho