Secretaria da Cultura
Voltar

CONTEMPLADO PELO FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, A CASA FANTÁSTICA PROVOCARÁ A IMAGINAÇÃO DE 30 ARTISTAS

Em 1816, quatro amigos escritores foram passar suas férias de verão na Ilha Sumbawa, Indonésia. No ano anterior, o Monte Tambora entrou em erupção e a violência deste efeito da natureza liberou muitas cinzas que bloqueou a luz solar por um longo período. Não podendo aproveitar devidamente este lugar idílico, os quatro, a saber, Mary Shelley, seu marido, Percy Schelley, Lord Byron e John Polidori, realizavam muitas leituras sobre o gênero de horror, especialmente de fantasmas. E uma fagulha se acendeu: Byron propôs que cada um escrevesse sua própria história fantasmas.

De forma sucinta sobre a gênese de um dos maiores clássicos da Literatura Mundial veio a lume, Mary Shelley criou uma das obras máximas da Ficção Científica e de Horror: “Frankenstein”.

Em 2019, precisamente das 20h às 02h, trinta artistas, sendo 23 escritores e 8 ilustradores, vão ser confinados na Sala dos Espelhos da Fundação Casa das Artes com o mesmo intuito: produzir histórias inéditas, próprias, mas interligadas pelo gênero fantástico. Evocando o mesmo ambiente de como foi criado “Frankentein”, os idealizadores do projeto “A Casa Fantástica”, Lucas de Lucca e Duda Falcão, propuseram esse desafio que foi abraçado por quem produz e/ou aprecia a cultura fantástica.

Contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, Lucca e Falcão estruturam o projeto de forma que houvesse uma imersão na área. Assim, antes do confinamento, com início às 14h, na Casa das Artes, “A Casa Fantástica” abrirá seus trabalhos com uma programação que contempla bate-papos sobre este universo.

De acordo com de Lucca , “o objetivo é trazer para mais perto do público e dos interessados escritores e artistas visuais que possam trazer à tona assuntos importantes da fantasia, além de incentivar e fomentar a produção e consumo local. Por isso, vamos ter participantes locais sem experiência profissional anterior com escrita ou arte, dando a chance de criarem seu portfólio e expandirem suas habilidades com a publicação de um livro e o contato com profissionais”, ressalta.

Os artistas selecionados são Juliano Furlanetto, Lucas Schenatto, Devadatta Dasa Padilha Bernal, Gabrielle Roveda, Sabrina Nunes Dalbelo, Isabella Poletto Medeiros, Lara thalya Pawlak, Gustavo Ritter Nitsch, Márcio R. Karkling, Cristian Cechin Teixeira, Douglas Garcia Dias, Vinícius Bortolini Mesquita, Natacha Zauza, Lauren Cristine Gnoatto Fantin, Cecillha anai Lemos de Mattos e Tainan Ferrari.

Vale destacar que a programação que é das 14h às 20h é gratuita e aberta ao público. Já o confinamento dos artistas, que é das 20h às 02h, é exclusivamente para aqueles que foram selecionados. O livro tem previsão de lançamento para outubro deste ano.

 

Programação

- 14h - Abertura com Lucas de Lucca e Duda Falcão

- 14h10 - Bate-papo sobre antologias e publicações independentes com Duda Falcão, Diego Mendonça, Juliane Vicente e Lucas Viapiana.

- 15h25 - Bate-papo sobre escrita criativa e revistas digitais com Duda Falcão, Luciana Minuzzi, Dré Santos e Kali de los Santos.

- 16h40 - Bate-papo sobre literatura infanto-juvenil e fantasia com Lucas de Lucca, Gilberto Fonseca, Lucas Schenato e Deva Datta.

- 17h50 - Bate-papo sobre o gótico e o fantástico na literatura e no cinema com Duda Falcão, Amanda Leonardi, Gabriel Mayer e Marciele Goetzke.

- 19h10 - Bate-papo sobre literatura policial, mistério, suspense e horror com Duda Falcão, Cláudia Lemes, Adriana Maschmann e Juliano Furlanetto.

- 20h - Os artistas serão trancados na Sala dos Espelhos para criar contos e ilustrações

 

Sobre Duda Falcão

Duda Falcão começou a publicar seus textos ficcionais, a partir de 2009, em antologias com temáticas fantásticas. Seu primeiro romance de aventura e horror, intitulado “Protetores”, foi lançado em 2012. Em 2013 publicou o livro de contos “Mausoléu”, pela Argonautas Editora.

Ainda em 2013 foi um dos curadores do evento “Tu Frankenstein 2”, durante a Feira do Livro de Porto Alegre. Evento que reuniu diversos escritores durante uma noite e uma madrugada na Biblioteca Pública do Estado do RS para a produção de contos policiais, de suspense e horror. É também um dos idealizadores da Odisseia de Literatura Fantástica que ocorre na mesma cidade.

Graduado em História, Especialista em Literatura Brasileira e Mestre em Educação, atua como professor universitário. Em 2010 abriu a Argonautas Editora, especializada nos gêneros fantásticos, tais como a fantasia, o horror e a ficção científica.

 

Sobre Lucas de Lucca

Lucas de Lucca é escritor de fantasia com três obras publicadas, sendo elas O Corvo Negro, Nova Rajux e A Primeira Profecia. Em 2019 tem na agenda a publicação de outros cinco títulos, entre eles a nova edição do seu primeiro livro, agora A Vingança do Órfão. De Lucca também é editor na Editora Flyve, onde atua com a organização e execução de eventos literários e da publicação de títulos nacionais variados

 

Assessoria de Comunicação Social

Imagens: Divulgação/Lucas de Lucca

Fonte: bentogoncalves.rs.gov.br

Tags Relacionadas:

noticias